Quinta, 01 de Outubro de 2020 00:30
83 9 9690-1026
Educação IFPB

Mais cinco campi do IFPB, incluindo o de Catolé do Rocha, iniciam aulas não presenciais

Há também a Nota Técnica da PRE Nº 07/2020 que emitiu orientações acerca dessa atividade.

26/08/2020 11h20 Atualizada há 1 mês
216
Por: Danilo Almeida Fonte: G1 PB
Mais cinco campi do IFPB, incluindo o de Catolé do Rocha, iniciam aulas não presenciais

Os campi de Areia, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Sousa também iniciaram as aulas no formato não presencial na última segunda-feira (24). Um total de 4.664 estudantes começaram a ser atendidos por meio do ensino remoto. Os campi de João Pessoa e Campina Grande devem retomar as atividades nos dias 8 de setembro e 31 de agosto, respectivamente.

 

Para que este formato de aulas fosse viabilizado, várias ações foram tomadas por parte do IFPB, dentre elas a oferta de um programa de inclusão digital que garantisse o acesso a internet àqueles em situação de vulnerabilidade social. Também foram realizados para os docentes cursos de capacitação e cursos de ambientação para os estudantes conhecerem a plataforma virtual de aprendizagem.

 

No campus Areia, 45 alunos foram beneficiados com o auxilio inclusão digital que possibilitou a contratação de planos de internet. A primeira parcela já foi paga. No campus Cajazeiras, 149 alunos já foram atendidos com o auxílio de inclusão digital e há um novo edital aberto para preenchimento de 109 vagas remanescentes.

 

No campus Catolé do Rocha, o auxílio inclusão digital beneficiou 90 alunos. No campus Monteiro, 800 estudantes de três cursos técnicos , 2 cursos superiores e 1 de especialização estão iniciando as atividades não presenciais. Desse total, 141 foram beneficiados com o auxílio inclusão digital.

 

No campus de Sousa, 400 estudantes foram contemplados com o auxílio inclusão digital. De acordo com Diretora de Desenvolvimento do Ensino do IFPB campus Sousa, Joselma Carneiro, as atividades letivas serão realizadas nos formatos síncrono (em tempo real) e assíncrono (pela plataforma Moodle). A previsão de finalização do semestre 2020.1 para os cursos superiores e subsequentes deve ser no dia 16 de dezembro, com provas finais em 17 e 18 de dezembro. Nos cursos integrados, a finalização do 1º e 2º bimestres acontece até o dia 23 de novembro e, em seguida, o início do 3º bimestre.

 

O reitor Nicácio Lopes disse que o programa de atividades não presenciais foi estruturado de forma dialogada com todos os segmentos envolvidos no processo, uma equipe multidisciplinar composta por diretores de ensino, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e a equipe técnica da PRE sob o comando da Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho.

 

A suspensão das aulas presenciais ocorreu em 17 de março devido a pandemia do novo coronavírus. As atividades não presenciais foram autorizadas pelo Conselho Superior do IFPB por meio das resoluções 28 e 29/2020 no mês de julho. Há também a Nota Técnica da PRE Nº 07/2020 que emitiu orientações acerca dessa atividade.

 

O campus Itaporanga foi o primeiro a iniciar as aulas remotas no dia 11 de agosto e no último dia 17 foi a vez do campus Santa Rita. No dia 31 de agosto será a vez dos campi Cabedelo, Campina Grande, Soledade e Guarabira e no dia 8 de setembro, o campus João Pessoa. Outros campi estão se organizando e em breve divulgarão as datas para o início das aulas online.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias